sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Filme: A Guerra do Fogo

Ontem na aula de Trabalho e Sociabilidade, assistimos o filme A Guerra do Fogo:
 "O filme retrata um período na pré-história e dois grupos de hominídeos. O primeiro, que quase não se diferencia dos macacos por não ter fala e se comunicar através de gestos e grunhidos, é pouco evoluído e acha que o fogo é algo sobrenatural por não dominarem ainda a técnica de produzi-lo; o outro grupo é mais evoluído e tem uma comunicação e hábitos mais complexos, como a habilidade de fazer o fogo. Esses dois grupos entram em contato quando o fogo da primeira tribo é apagado em uma guerra com uma tribo hominídeos mais primitivos, que disputam pela posse do fogo e do território. Noah, Gaw e Amoukar (membros do primeiro grupo) são destacados então para uma jornada para trazer uma nova chama acesa para a tribo.Nesse caminho deparam -se com um grupo de canibais, e resgatam de lá Ika, uma mulher pertecente ao grupo mais evoluído.
 Do contanto com essa mulher, os três caçadores do fogo aprendem muitas coisas novas, já que ela domina um idioma muito mais elaborado que o deles, assim como domina também a técnica de produção do fogo. Levados por diversas circunstâncias a um encontro com a tribo de Ika, percebem que há uma maneira diferente de viver; observam as diferentes formas de linguagem, o sorriso, a construções de cabanas, pintura corporais, o uso de novas ferramentas, e mesmo um modo diferente de reprodução."

Fonte: Wikipédia


  Apesar de discordar totalmente (e continuo discordando) de que "o homem é a evolução do macaco", tenho que dizer, que esse filme é ótimo! Quando o filme começou, eu torci o nariz pra ele, tanto pelo fato dessa minha descrença, e por eu achar que seria como um "cinema mudo", que particurlarmente, não me agrada muito. Porém, me enganei, pois esse é de fato um filme que, mesmo que o telespectador não entenda a linguagem usada pelos personagens, pode entender muito bem, seus gestos e atitudes. Do ponto de vista antropológico, pode-se perceber as mudanças que ocorrem a partir do contato das tribos, fora a descoberta de como produzir o fogo.
  Se você tiver a oportunidade de assistir, vale a pena. Super recomendo!

18 comentários:

  1. bom, deu para perceber k os seres humanos são capaz de evoluir no seus conhecimento e melhorar o mundo

    ResponderExcluir
  2. é apenas uma fabula irmão anonimo.

    ResponderExcluir
  3. bem esse filme é muito bom...achei bem interessante a parte que ela faz um oral nele, mostrando que ela de uma sociedade mais evoluída sabia que isso agradava o macho...
    No mais, o fato de assistirmos até o fim, mostra que de alguma forma ainda temos no nosso subconsciente, a herança dos nossos ancestrais.
    Se viemos do macaco, balela. Viemos das bactérias.

    ResponderExcluir
  4. ACHEI O FILME UMA MAQUINA DO TEMPO, ELE NOS PERMITE A UMA VISITA AOS NOSSOS ANCESTRAIS E DE QUE FORMA CHEGAMOS AO QUE SOMOS HJE,,,

    ResponderExcluir
  5. kkkkkk pai de mais o desgrasado do professo paso esse ai paide mais

    ResponderExcluir
  6. aff eu acho q não evoluimos de macacos!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei,póis mostra a nossa evolução!Bjm

    ResponderExcluir
  8. pelo q eu sei nao evoluimos de macacos

    ResponderExcluir
  9. eu acho q foi de adao e eva, nao so porque nao quero ser parente de um macaco

    ResponderExcluir
  10. foi de adao e eva, nao quero ser parente de um macaco

    ResponderExcluir
  11. aff quem comentou igual?

    ResponderExcluir
  12. Aff, ninguém sabe de onde evoluimos, se foram de macacos ou de adão.

    ResponderExcluir
  13. ninguem em tem de o filme analfabetos

    ResponderExcluir
  14. ... Bah!! Que gente sem noção não tem resposta de onde nascemos ninguem tem provas se nascemos de Adão e Eva ou se evoluimos de macacos. Mais assim como tem o filme de Adão e Eva tem o filme de que evoluimos dos macacos.Por que não para de descutir e cada um fica com seu pensamento e acredita no que quer.Ninguem é obrigado a gostar de tudo que o outro gosta!!!

    ResponderExcluir
  15. bom o filme é concerteza muito bom e tbm axei que seria muito xato + me enganei. o que me deixou muito atenta pro filme foiu a parte que fazem 'amor' é de uma forma bem selvagem....

    ResponderExcluir
  16. Achei o filme muito legal, quem tiver a oportunidade de assiste vai mesmo é muito bom!!!

    ResponderExcluir